Os 5 tipos de métodos de estudo que você precisa conhecer

Muitas pessoas possuem grande dificuldade em estudar, seja por não conhecerem boas técnicas de aprendizado ou por não utilizarem os tipos de métodos de estudo existentes de forma adequada.

Para conseguir tirar boas notas na graduação ou se dedicar para passar no exame da Ordem, estudar bem é um essencial. Para isso, existem diversos métodos de estudo que você pode utilizar.

Mas, antes de conhecê-los, é importante lembrar que cada pessoa é diferente da outra. Então, enquanto alguém pode se dar melhor assistindo a videoaulas, outra aprende melhor lendo. Por isso, teste cada um deles e veja o que funciona melhor para você. Veja, a seguir, 5 tipos de métodos de estudo para ajudar no seu aprendizado.

1. Áudiobooks

Um dos métodos de estudo que tem se tornado cada vez mais popular é o uso de áudiobooks, que pode ser feito no carro enquanto dirige, na academia com fones de ouvido ou na sala de espera de uma consulta, por exemplo.

Isso torna um método de estudo muito versátil e que, se bem utilizado, pode ajudar a fixar conteúdo, especialmente para quem não tem muito tempo para estudar. Apesar de possuir um índice de absorvição baixo ao apenas escutar o conteúdo, os áudiobooks são bastante úteis quando usados em conjunto com outros tipos de métodos de estudo.

2. Vídeo-aulas

Combinando dois sentidos, as videoaulas têm se tornado cada vez mais utilizadas. A evolução tecnológica permitiu muitas facilidades, como o estudo em casa assistindo às aulas via stream, acompanhar professores e explicações em vídeos do YouTube ou outros sites de vídeos e mesmo comprar cursos online que funcionam por videoaulas.

A revolução da banda larga, ou seja, da internet em alta velocidade, propiciou a popularização desse método de estudo. Além do conforto em não precisar sair de sua casa, as videoaulas garantem que você possa organizar seu tempo de estudo na melhor forma que lhe convier.

3. Resumos e sinopses

O uso de resumos e sinopses para estudo é antigo, mas ainda muito utilizado. Excelente forma de revisão de conteúdo e de fixação, eles são recomendados para quem já fixou a matéria e deseja relembrar pontos importantes.

A prática de criar resumos e sinopses também é uma forma moderada de estudo. Embora não tem um alto índice de eficiência em termos de aprendizado, pode ser uma excelente maneira de organizar as informações e facilitar futuras consultas.

4. Simulados

Um dos métodos de maior eficiência em termos de estudos é realizar testes práticos e simulados. A prática desse tipo de método de estudo consiste em recriar as condições da prova, usando questões reais de exames passados, controlando o tempo gasto para a realização e melhorando sua concentração.

Com isso, é possível mapear as áreas em que o conhecimento está menos aprofundado, estabelecer melhores estratégias para a resolução das provas e diminuir o estresse e ansiedade no dia do exame.

5. Grupos de estudo

Ensinar é aprender. Por isso, estudar em grupo pode ser uma das melhores formas de se reter conhecimento. A ajuda mútua, em que os que dominam um melhor conteúdo auxiliam os demais, facilita na fixação e na transmissão das matérias.

E você, já conhecia alguns desses tipos de métodos de estudo? Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Então, nos siga em nossas redes sociais e fique sempre antenado nas novidades — estamos no FacebookInstagramYouTube e Google Plus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *