Os artigos e leis mais cobrados na prova da OAB

Preparamos aqui algumas dicas com o que é primordial para quem irá prestar o exame da OAB. Não se trata de orientações brutas e simples com os artigos transcritos, mas de algumas diretrizes que poderão lhe ajudar. Obviamente, isso não implica que você deverá limitar seu estudo a essas orientações. Trata-se apenas de algumas dicas, mas que, de maneira nenhuma, significa que você não deverá ler o restante do conteúdo relacionado pela OAB.

O ideal, é que você busque fortalecer seus estudos a partir dessas premissas, já que elas são baseadas em toques dados por especialistas no assunto que são profundos conhecedores da didática utilizada na prova.

Vamos então enumerar algumas dessas orientações que lhe poderão ser úteis:

7 temas entre os mais cobrados na prova da OAB

1# – Direito constitucional

Temas sobre esse assunto são de extrema importância, não apenas por caírem nas graças da FGV, mas por serem primordiais em vários ramos do direito. Foque nas legislações referente aos direitos e garantias fundamentais, estrutura dos poderes, controle de constitucionalidade e processo legislativo.

2# – Direito penal

Direito penal também costuma ser bem cobrado e, apesar de ter muitas subdivisões com diversos tipos diferentes de crimes, costuma ser um assunto que flui muito bem na hora de estudar. Preocupem-se com as penas, extinções de punibilidade, crimes hediondos, contra o patrimônio e contra a administração.

Student-looking-frustrated-Shutterstock

3# – Direito Civil

É um dos assuntos que você precisará estar mais focado. Concentra todo o tramite dos processos que você verá no seu cotidiano, então, se atente às leis sobre teoria do ato, fato e negócio jurídico, obrigações, prescrição e decadência.

4# – Direito Processual Civil

Veja as leis sobre as partes, os órgãos judiciais e auxiliares da justiça, os procedimentos e os recursos.

5# – Direito Processual Penal

Siga uma linha parecida com a do item anterior. Fique atento aquilo que citamos nele, mas também aos procedimentos do júri, aos assuntos referentes às provas, além dos recursos e demais procedimentos.

6# – Direito Tributário

Estude o sistema tributário nacional, as limitações constitucionais ao poder de tributar, além da competência, a responsabilidade e a obrigação tributária.

7# – Direito administrativo

Estude a organização da administração pública, com os atos e contratos administrativos. Foque também na intervenção do Estado na propriedade.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com a gente suas impressões nos comentários abaixo!

One comment

  1. graça do socorro feio de avelar

    peço que mande informaçôes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *