Os principais vacilos que as pessoas cometem na hora da prova da OAB

Chega o tão esperado dia da prova, e você estudou muito, buscou conhecer mais, só que na hora de passar isto para o papel, tudo foge do controle e do que você havia planejado. E, talvez, a aprovação que deveria ser certa, escapa das suas mãos por bobagem.

Seja na hora de se preparar ou mesmo no dia da prova em si, o candidato que vai realizar uma prova como a OAB, que gera muita pressão, está mesmo suscetível a cometer pequenos deslizes que podem acarretar em graves consequências. Por isso é tão importante estar atento e seguir à risca cada passo planejado de cada etapa.

Os principais vacilos na hora de estudar

Na hora da preparação muitos candidatos acabam pulando uma importante etapa dos estudos que é a prática do que está sendo estudado. Ou seja, a realização de exercícios para avaliar o seu nível de conhecimento para o dia da prova. Isso pode acarretar em um problema muito comum: não entender o enunciado da questão na hora da prova e achar que não sabe responder por causa disso.

Fora isso, a prática de exercícios pode trazer muito mais calma para o candidato, pois é a partir dela que é possível conhecer a linha de pensamento da banca examinadora. Assim, a chance de ser pego de surpresa é bem menor.

pexels-photo-large

Os principais vacilos na hora de fazer a prova da OAB

 

Não conseguir passar as respostas para o gabarito é considerada a falha mais comum. Participantes devem administrar o tempo, e saber que a duração é de 4 horas e 20 minutos, nada além disso. Esta etapa exige no mínimo meia hora para ser realizada com êxito, tempo suficiente para revisar com calma cada alternativa assinalada. Deve-se ter autodisciplina, impondo limites a você mesmo para assim utilizar seu momento da maneira correta.

Ainda neste assunto, trocar a ordem das respostas é uma situação que ocorre com frequência. As formas de vacilar são colocar a alternativa correta, mas na questão a errada ou trocando-as. Não importa o que aconteça, em qualquer dos casos pontos valiosos serão perdidos, portanto nunca tente remarcar, pois pior do que perder itens é ter sua questão anulada. Não duvide, isso acontece! Por isso, ter tempo para preencher o gabarito de forma tranquila e sem pressão é essencial. E a administração desse tempo só se consegue treinando bastante a simulação da prova, enquanto está se preparando.

Não falhe por falta de precaução, leve sempre mais de uma caneta, pois caso você peça uma emprestada a alguém o levará a eliminação por conversa. Ela pode te ajudar também no caso descrito acima, como uma espécie de régua para ajudá-lo a organizar suas respostas e repassá-las.

Outro fator a que você deve estar bem atento no dia da prova é com relação a hora de chegada ao local da prova. Programe-se para chegar na hora, pois desculpas não vão fazê-lo entrar e realizar o exame. Leia o edital e se informe sobre esta prática que não deveria ocorrer, mas que infelizmente acontece. Isso acarreta o nervosismo, tanto por medo de chegar fora de hora, quanto em fazer o teste.

No fim das contas, a grande dica é: planeje-se. Não se estresse por antecipação, vá com calma e siga seu caminho. Faça um roteiro de forma que possa utilizar como estratégia. As probabilidades de sucesso são altas, otimizando o tempo e fazendo seu esforço valer a pena.

Pense em todas as possibilidades que podem te prejudicar e trabalhe para eliminá-las o quanto antes. Não deixe nada para quando estiver perto da prova, achando que é besteira. Evitar os erros é um grande passo para alcançar o êxito que você espera.

Bons estudos e boa prova.

2 comments

  1. Quero receber o material de estudo ,que vi no vídeo por 97,00 me passe mensagem pois vi através do celular e não consegui abrir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *