Preparação Para a OAB: Como Vencer a Preguiça

Sentir-se motivado do início ao fim de uma jornada de estudos parece ser um desafio. Hoje você está focado, pensa nos resultados que a aprovação trará, pensa em todos os ônus e bônus advindos de uma vitória e isso lhe deixa bastante estimulado.

Em se tratando de realizar o Exame de Ordem Unificado dos Advogados do Brasil, parece que a responsabilidade ganha volume. Talvez já tenha passado uma boa parte dos semestres, ou mesmo você já tenha terminado o curso. O peso parece ser o mesmo, ter que passar por esta prova e realizar o sonho de ser um advogado. Isso pode deixar alguns bastante ansiosos.

Muitos motivos levam a começar bem os estudos e acabar ficando pela metade do caminho, como esquecer a importância do exame, ou dar muita atenção aos pedidos e convites de amigos para festas e confraternizações, estar trabalhando demais ou mesmo fazendo o seu TCC. São fatores que podem atrapalhar o seu objetivo.

 

No entanto, há um adversário muito sagaz que é a preguiça. Você está motivado no início, mas começa a não reservar o tempo necessário para os estudos. Os convites para sair pipocam a todo instante e você acaba cedendo. E por ceder sucessivas vezes percebe que perdeu o ritmo. Então, o que fazer para retomar o fôlego inicial e não deixar que a preguiça se torne um empecilho?

Neste artigo vamos revelar formas e dicas de como vencer a preguiça para que você não perca a oportunidade de passar neste exame e passe de forma satisfatória. Já ouviu falar que se você conseguir vencer a preguiça conseguirá ser o dono do seu futuro?

Então vamos lá:

Vença o sono e o cansaço

Elabore um plano de ação que contemple boas horas de sono. Evite dormir muito tarde, ou desperdiçar energia assistindo a longas séries ou filmes. Mantenha-se alerta para não sair do seu objetivo. Observe qual o seu tempo de sono ideal e invista no seu relógio biológico, desde que não ultrapasse muito o seu tempo de descanso.

tired-of-studying1

Faça um esquema de estudos apropriado para as suas forças

Uma vez que perdeu o ritmo dos estudos, volte a ele de forma gradual. Mantenha seus planos de estudo e suas anotações bem organizados no seu tablet ou computador, e vá seguindo sistematicamente. Não perca tempo procurando demais as matérias que tem que estudar.

Obedeça a sua prioridade do momento

O estudo precisa de um amadurecimento na mente. Use uma parte dos fins de semana para descanso mental. Se ainda falta um tempo para a prova, você estará mais folgado. No entanto, se a prova estiver bem próxima, os estudos terão prioridade. Utilize uma parte do descanso para dar uma turbinada neles.

 

O importante é não se deixar desmotivar e nem ser levado por inúmeras outras razões que possam atrapalhar a conquista da carteira de advogado. Valerá a pena tanto sacrifício e empenho.

E você, o que faz para vencer a preguiça na hora dos estudos para a OAB? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo…

One comment

  1. amei o carinho de vcs com os anciosos da OAB. kk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *