Preparação para a OAB: saiba como evitar as distrações

Estudar por horas cansa, não é? Quando buscamos concretizar alguns sonhos, sabemos que é necessário ter muito foco e muita disciplina. Aceitar esse desafio pode até parecer fácil, mas na hora da concretude, não é tão simples assim.

Para quem passa muito tempo trancado em um quarto estudando, sabe que um dos maiores problemas é conseguir manter-se concentrado. Principalmente naquele momento em que se está estudando alguma matéria ou assunto que exija grande esforço, atenção e capacidade de memorização. Parece que nessas horas se manter focado no estudo é ainda mais difícil. Sem contar os fatores externos que nos distraem como alguém nos chamando e nos interrompendo, um barulho externo, alguma visita que chega ou ainda os maiores vilões: o Facebook, Whatsapp e o smartphone.

Por sorte, distrair-se é algo normal, faz parte do ser humano. Chega uma hora em que nosso corpo pede por algo que não seja tão sistemático e cansativo. As distrações fazem parte da vida. Mas o melhor de tudo isso: existem diversas soluções simples para te ajudar a resolver esse problema.

O que fazer para não me distrair?

É importante que você saiba que as maiores causas de distrações acontecem por conta de você mesmo. Sim, você é o maior culpado pelas suas distrações. Aceite isso e queira mudar, com certeza melhorará sua produtividade, seus resultados, evitando problemas futuros.

Listamos abaixo os principais problemas causadores da distração…

#1- Problemas fisiológicos

Quantas vezes não deixamos de dormir de noite para estudar? Quantas vezes não abrimos mão de almoçar na hora correta para ler aquele capítulo importante? Deixar de se preocupar com a quantidade de horas que dorme, com sua alimentação e com sua qualidade de vida, é pedir para deixar seu corpo exausto e sem ânimo para continuar.

Sabemos que para exercer qualquer função precisamos de energia. E não é porque está trabalhando com o cérebro, que seu corpo não precisa repor suas necessidades básicas. Durma o tempo correto para seu corpo descansar, se alimente no horário e adequadamente; alguns alimentos até ajudam no funcionamento de seu cérebro. Não esqueça de valorizar sua qualidade de vida.

#2- Falta de disciplina

É importante ter um horário bem estabelecido. Selecionar um horário e um tempo para estudar faz com que seu corpo se acostume com a rotina, e com isso, você possa se organizar melhor. Monte uma estratégia de estudos onde, em determinado tempo, você consiga atingir seu objetivos e conseguir concluir seus estudos no tempo correto. Faça isso e cumpra com seus horários, assim criará uma rotina para si, e nesse tempo que separou, deixe claro a todos que você estará indisponível.

#3- Fuja das redes sociais

Desligue o celular, fique off-line em e-mail, chats, desative notificações de Whatsapp e Facebook. Não apenas as redes sociais, mas tudo que possa impedir você de concluir sua rotina de estudos.

Dica final

Ler por horas deixa seu cérebro exausto. Por isso, uma maneira de combater e minimizar o cansaço é tornar o estudo mais dinâmico. Leia, resolva exercícios e assista videoaulas explicativas; tudo isso torna seu estudo muito mais divertido e menos cansativo.

Boa sorte e bons estudos!

Gostou dessas dicas? Então deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *