Preparado para a OAB? Veja como fazer uma auto avaliação eficaz

Os estudantes do curso de Direito ao sair da universidade têm uma sensação de alívio, pois já venceram o primeiro grande desafio de suas vidas: se formar. Porém, ainda não é hora de sossegar porque, afinal, falta a segunda e importante etapa para conseguirem exercer aquela carreira que escolheram atuar: passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Esta avaliação consiste em analisar se os bacharéis possuem capacitação e conhecimento teórico e prático necessários para exercer a advocacia.

Normalmente, o Exame da OAB é realizado três vezes ao ano, sempre dividido em duas fases, sendo a primeira uma prova de múltipla escolha com 80 testes e a segunda um exame prático, com uma peça profissional e quatro perguntas dissertativas.

Muitas são as opções de preparação para o grande dia, mas como verificar se todo o esforço durante a preparação e os estudos vai resultar numa boa prova?

É aí que entra a Auto avaliação.

A auto avaliação é uma das melhores técnicas para garantir que o resultado do teste seja positivo. É uma forma de prever o que pode acontecer e combater a tempo os possíveis erros ou falhas.

Abaixo, citamos uma técnica eficaz de como se avaliar e conseguir se manter mais tranquilo para realizar a prova.

Vamos lá?

Primeiro ponto: o que é uma auto avaliação?

Nada mais é do que um exercício aplicado por você mesmo para verificar quais são seus erros e acertos, que assuntos você está dominando e quais você está com dificuldade para assimilar. Esta atividade pode ser realizada em vários momentos de sua vida e em várias áreas, não só para o exame da OAB. Isso permite que você tenha uma visão mais ampla sobre o seu conhecimento de uma maneira geral e aquilo que te cerca.

Como fazer isso para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil? Simples. Utilize o teste prático como técnica de estudo. Segundo uma pesquisa realizada pela Psychological Science in The Public Interest, associação norte-americana, quando se opta pelo teste prático, os estudos são duas vezes mais eficientes.

man-person-hands-coffee-large

Teste Prático

Este método consiste basicamente em realizar exercícios e tarefas, como se realmente estivesse no dia do exame com as mesmas condições, o mesmo tempo e o mesmo tipo de questão. Ou seja, uma simulação exata do dia da prova. Para isso você pode utilizar as provas anteriores das últimas edições da OAB. Você vai precisar fazer essa simulação em um lugar onde não seja interrompido, para que não haja distrações. Traga consigo também um cronometro, mas não fique olhando para ele. Deixe-o por perto, apenas para ter ciência de quanto tempo você precisou para realizar todas as questões.

Após realizar todo o exame, é hora de fazer a correção de quantas questões acertou, quais matérias errou mais, quanto tempo você utilizou e descobrir como está a sua preparação. É importante que você inclua o preenchimento do gabarito nessa simulação, afinal de contas, essa ação também está inclusa nas 5h disponíveis para o exame.

A partir daí, será possível identificar quais são as questões que necessitam de revisão e quais estão mais seguras. Faça isso periodicamente, de preferência nos fins de semana, após estudar todo conteúdo. Simule novamente as condições e o tempo que terá para fazer a prova da OAB. Em seguida, faça a correção de seu exame e verifique se houve evolução em relação ao resultado e, principalmente, àqueles assuntos que estavam mais complicados na primeira vez.

Quer uma ajuda ainda melhor, baixe GRÁTIS uma planilha de estudos que vai te ajudar ainda mais a fazer uma avaliação completa sobre seus testes práticos. CLIQUE AQUI para baixar. Depois é só inserir os resultados do seu teste nela e calcular os resultados.

Esse processo é essencial. Pois quanto mais você praticar, mais seguro você vai estar tanto com o assunto, quanto com o tempo da prova.  E quanto menos nervoso você estiver, menos chances de cometer erros.

A partir destas dicas, programe-se, foque, estude e pratique bastante.
Boa prova e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *