5 Dicas Infalíveis para Passar na Prova da OAB

Ser estudante de Direito não é fácil: a carga de leitura das faculdades costuma ser muito grande, e os alunos precisam estar constantemente estudando e se atualizando para cumprir as metas de cada matéria. E ao final dessa jornada, antes do alívio de ter concluído o percurso, mais um último desafio: a temida prova da OAB!

Se você está chegando nessa etapa e o frio na barriga não para de crescer, acalme-se: para passar com tranquilidade por esse momento decisivo da carreira, existem algumas estratégias que podem ajudar. Quer ver?

Planejamento é a chave

O primeiro passo em direção à aprovação na prova da OAB é criar um plano de estudos, levando em consideração seus horários, sua rotina, suas maiores dificuldades e suas metas. Colocar no papel essas informações vai ajudar a perceber o nível de dedicação que será necessário para atingir seu objetivo.

Além disso, tenha em mente que seu plano de estudos deve incluir pausas estratégicas para descansar — certifique-se de separar um tempo para levantar da cadeira, alongar o corpo, beber água, andar um pouco ou fazer alguma coisa que tire seu foco do estudo (pode ser ouvir uma música, dar uma volta no quarteirão, ligar para um amigo).

Sua programação também deve contar com tempo suficiente para descanso (oito horas de sono), para se alimentar (três refeições diárias e pequenos lanches) e para lazer. O sono ajuda a fixar o conhecimento, a alimentação pode ser uma grande aliada dos estudos, e o lazer é necessário para o equilíbrio emocional durante essa fase estressante. Para ajudar nesse primeiro passo, acesse nosso outro post sobre o tema!

 

Diversifique as técnicas de estudo

Cada pessoa aprende melhor de uma maneira: algumas preferem fazer resumos do conteúdo, outras memorizam as informações lendo em voz alta, algumas estudam melhor sozinhas, outras em grupo, algumas lidam bem com textos longos, outras precisam de videoaulas.

Para obter o máximo rendimento possível do seu período de estudos, diversifique as técnicas: faça resumos, busque videoaulas, pratique memorização, faça esquemas, diagramas, procure audiolivros e podcasts, amplie suas fontes de informações! Esses recursos podem ser encontrados gratuitamente na internet ou por preços bastante acessíveis, e são um diferencial importante na busca pela aprovação no exame.

Para organizar todos esses recursos e materiais complementares, você pode utilizar a planilha disponível aqui!

Abuse dos simulados

A melhor forma de colocar seus conhecimentos em teste é… fazendo testes! Simulados de provas anteriores podem ajudar a reconhecer suas fraquezas, possibilitando que você altere seu plano de estudos para reforçar as matérias que oferecem mais dificuldade.

Simulados também podem desenvolver sua autoconfiança, mostrar quais conteúdos você já estudou suficientemente e ainda funcionam como uma prévia do exame real. Você pode fazer simulados específicos de cada matéria após uma semana de estudos e simulados gerais quando estiver se aproximando do grande dia.

Não deixe de assistir a este vídeo para perceber a importância desses testes no seu plano de estudos!

 

Cuide do lado emocional

Conforme o dia do exame se aproxima, é comum que os formandos se sintam inseguros, ansiosos e com um nível de estresse alto.

Procure manter a disciplina nos estudos, mas intercale esses momentos com períodos de ócio ou lazer para garantir a tranquilidade necessária e evitar que você sofra o temido branco durante a prova.

Algumas sugestões para usa bem esse tempo são:

  • Passar um tempo com a família ou amigos;
  • se dedicar a um hobby;
  • assistir a algum filme;
  • ler livros não relacionados ao exame;
  • brincar com animais de estimação;
  • ou até mesmo tirar um cochilo.

Conte com a ajuda de um curso online

Cursos online são uma ferramenta extremamente útil para se preparar para o exame da OAB: as aulas estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, possibilitando que o aluno estude no seu ritmo, com flexibilidade de horários e possibilidade de rever a mesma aula quantas vezes quiser.

Os cursos contam com profissionais qualificados, conteúdo atualizado e custo bastante acessível. Se quiser saber mais sobre isso, confira aqui 6 motivos para fazer um cursinho online para a prova da OAB!

A prova da OAB representa o fim da jornada da universidade, uma conquista importante, mas também representa o início de uma carreira extremamente desafiadora e recompensadora. O conhecimento acumulado nos anos de estudo, aliado a um bom planejamento, vai permitir que essa transição seja feita de forma tranquila e confiante.

Bons estudos!

Se você gostou dessas dicas, deixe seu comentário abaixo!

 

2 comments

  1. Muito bom o artigo! Com certeza essas dicas devem estar ajudando muitas pessoas que sonham com a aprovação na OAB, sem precisar levar anos para isso! Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *