Sono, estudo, alimentação… Qual deve ser a rotina de um candidato da OAB?

Ter uma rotina de estudos é entediante e cansativa, mas só se feita da forma errada. Há maneiras corretas de se ter uma rotina tranquila de um candidato da OAB, sem que seja chata e te deixe desestimulado.

Como deve ser a rotina de um candidato da OAB?

Para alcançar seus objetivos, alguns sacrifícios são necessários. Para você estabelecer uma rotina de sucesso, é essencial seguir um roteiro que intercale trabalho, descanso, disciplina e saúde. Ser criativo, definir horários, ter motivação, persistência e foco é tudo que um candidato precisa para conduzir bem seu período de preparação para a prova da OAB. Não existe mágica para ser aprovado. É preciso muito estudo e concentração.

Por isso, abaixo, citarei 4 dicas sobre como deve ser a rotina de sono, estudo e alimentação de um candidato da OAB.

Sono

Dormir bem é o primeiro ponto de uma rotina ideal para quem estuda horas e horas. Durma cerca de 8 horas por dia. Se você dormir mal, sua rotina acaba no momento em que acorda indisposto. Um conselho é: esqueça os aparelhos eletrônicos e concentre-se no sono, coloque somente o despertador e boa noite! Procure dormir cedo e mantenha uma regularidade média entre a hora de dormir todos os dias. Quando acordar, faça sua cama todas as manhãs, pesquisas comprovam que ao fazer isso você tem mais chances de cumprir metas durante o dia.

Alimentação

Uma alimentação balanceada tem grande importância no dia a dia de qualquer pessoa. Ela equilibra seu organismo, resultando em uma disposição maior de estudo e força de vontade.

Toda forma de alimentação saudável deve ser praticada para o melhor funcionamento do cérebro. Algumas dicas são: balanceie o açúcar no sangue, já que o excesso de açúcar se transforma em gordura abdominal, tirando toda a facilidade de concentração. Use alimentos com baixo índice glicêmico, como por exemplo:

– Aveia, pão 100% integral, arroz integral, massas 100% integrais, batata doce, lentilhas, feijões, vegetais, excluindo a batata inglesa, e grãos integrais em geral.

Estudo

Uma boa introdução de estudo é essencial para passar neste processo da OAB. É preciso de algumas técnicas para isso, como:

– Vídeo-aula: há uma diversidade de vídeos que apresentam aulas de como estudar para mandar bem em um processo da OAB. O YouTube é o melhor site para acesso. Há um canal chamado “Canal do Saber Jurídico” que prepara quem é bacharel em direito para o exame.

– Resumos, sinopses: mesmo que os resumos sejam condenados por orientadores, para o exame ele é de extrema importância, já que ajuda o candidato a relembrar tudo o que esqueceu na faculdade e o fará ir bem na prova da OAB.

– Praticar exercícios: este um ponto importantíssimo dos estudos. Procure sempre responder questões das provas anteriores ao terminar de estudar. Isso te ajudará a conhecer melhor a banca examinadora e a forma como ela prepara suas questões. Além de contribuir para que você fique menor nervoso, pois essa prática te dará uma base do que esperar no dia da prova.

Lazer

A eterna competição entre lazer e estudo não é difícil de ser resolvida. Faça um quadro de horário de lazer e outro para estudo. Separe-os. Ao invés do estudo servir como uma “prisão”, ele será mais leve e te ajudará a passar na prova. O lazer é sim essencial em momentos de estudo. Você precisa relaxar o cérebro para estudar.

Uma boa dica é você se dar recompensas. Ou seja, a cada meta de estudo cumprida você se dá o direito de assistir um filme, sair para dar uma volta, ler um livro, acessar as redes sociais. Claro que tudo feito com moderação. Saiba discernir entre o que é bom e o que não é para você em cada momento. Se você tem a aprovação na OAB como foco, saberá que o estudo deve vir sempre em primeiro lugar.

Uma pessoa tensa, estressada e sem tempo só irá piorar para o dia do exame, então é necessário que tire tempo para lazer, estudos, ficar com a família, amigos e namorado.

Aprender a separar tempo é um meio excelente para não se estressar, e aumenta o rendimento do estudo.

E você, como administra sua rotina durante a preparação para a prova da OAB? Deixe seu comentário abaixo. Boa sorte e bons estudos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *