Deu branco? Aprenda 5 Técnicas de Memorização para o Exame da OAB

Não existe nada pior na hora da prova do que o famoso branco na memória.

A sensação de não conseguir resgatar em seu cérebro o conteúdo estudado pode ser terrivelmente frustrante para qualquer pessoa.

O esquecimento, ou a falta de assimilação de informações, são geralmente causados por dois motivos: pela overdose diária de conteúdo que recebemos do ambiente externo ou pelo estudo feito de maneira ineficiente.

É justamente para mostrar a você que existem maneiras de melhorar a produtividade durante o estudo que preparamos este conteúdo. A etapa mais importante do processo de aprendizado é a fixação, pois é durante este momento que podemos turbinar o aprendizado com as técnicas de memorização.

Confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a conquistar a aprovação:

 

 Uso de palavras-chave para memorização para o exame da OAB Palavras Chaves

Este método propõe ao aluno que encontre, ao final da leitura, palavras-chave para resumir cada parágrafo do texto lido.

A vantagem desta técnica é que ela permite compreender a essência do assunto, sem ocupar muito espaço na memória de quem estuda.

Assim sendo, você acabará aumentando a sua eficiência de aprendizado e diminuindo o tempo para memorização. Para melhor entender a técnica de palavras-chave e fichamento, veja esta matéria

Ler em voz altaler em voz alta

Não tenha medo do ridículo, afinal ler em voz alta é uma técnica extremamente eficaz e reconhecida. 

Para quem tem vergonha, sugerimos que utilize momentos em que esteja sozinho em casa, pois o processo de leitura ativa tanto a visão como a audição e colabora em muito para a retenção do conteúdo.

Além disso, ao ler em voz alta você também expressa emoções através das entonações de voz, fato que aumenta a sua identificação com a matéria.

Gravação do áudio de aulas

Para quem frequenta cursos presenciais ou em vídeo, uma boa dica é gravar o áudio das aulas para uso posterior.

shutterstock_113715970_MenorQuem passa muito tempo no trânsito poderá ouvir as gravações no carro ou no transporte coletivo e otimizar o tempo de estudo escutando novamente o professor.

É importante que fique claro, no entanto, que a técnica não serve somente para quem está fazendo algum tipo de curso, pois existe muito conteúdo em áudio disponível on-line.

Busque por podcasts dos assuntos que está estudando e garanto que encontrará muito material interessante na Internet.

 

Repetiçãorepetiçao oab

A memorização só acontece verdadeiramente através da obtenção de conhecimento e, para isso, vale a pena repetir à exaustão a resolução de simulados e provas anteriores da OAB.

Este tipo de exercício faz com que você entenda a lógica da questão e, como consequência, conseguirá também a memorização maior facilidade.

Faça somente uma coisa por vez1 oab

Atualmente, nossa atenção é disputada por muitas coisas ao mesmo tempo: redes sociais, amigos, smartphone, celular, família, e tantas outras coisas.

Não adianta tentar ser multitarefa nos estudos: concentre-se em apenas um assunto por vez.

Resista à tentação de querer se envolver com tudo isso ao mesmo tempo, pois seus resultados no estudo melhorarão significativamente se estiver concentrado apenas nele.

Afinal, o espaço disponível na nossa memória não é ilimitado. Além de utilizar as técnicas acima, é preciso sempre lembrar que o caminho para ser aprovado em qualquer concurso é acreditar em si mesmo e descobrir quais são os recursos capazes de aumentar a sua produtividade nos estudos.

O autoconhecimento é fundamental para acertar qual método utilizar. Para conhecer um pouco mais sobre produtividade veja nossas dicas neste post.

E agora, vamos colocar em prática as dicas de memorização para o exame da OAB? Conte para a gente como você se prepara para a prova da OAB no campo de comentários abaixo.

31 comments

  1. Juliane Vasconcelos de Franca

    adorei

  2. DR. estou perdida ainda estou no 4° ano e não sei por onde começar me de dicas obrigada!

  3. POR FAVOR ME ADICIONA NO SEU FACE QUE EU QUERO SABER COMO ADQUIRIR SEU MATERIAL DE ESTUDO.

  4. Dicas são sempre bem vindas e essas fortalece o que já estamos fazendo e incrementa novos métodos…

  5. tento responder questões, leio uma coisa aí outra aqui, e assim vai…

  6. L uiz Candido de Freitas

    Já prestei mais de 20 exames da oab, não passei na primeira fase, gastei muito com inscrição, viagens e hotel…Estou com 62 anos de idade, confesso que estou com vergonha e mesmo triste, já pedi forças até do infinito, sou religioso, mas não estou acreditando em mais nada… Estudei muito, aluno número um na Faculdade, na minha vida estudantil nunca reprovara em nada. O que eu quero, ajuda!! Desde já, obrigado.

  7. Olá, Bruno.
    Nunca prestei exame da OAB. Sempre tive medo, pois todo mundo fala que é difícil. Pretendo fazer o ano que vem porque esse ano não dá, já que marcaram no mesmo dia dos concursos da Justiça do Trabalho. Abçs.

    (a) Elizabeth

  8. Sebastião Pettersen

    Sempre presto atenção ao professor, estabeleci meu piso para aprendizagem em 8,0 se eu tiro uma nota neste piso ou abaixo dele eu me dedico mais naquela matéria.

  9. Itenir Pedro dos Santos

    Parabéns! o pessoal deste blog, parabéns que esta dividindo seu tempo que estas dicas maravilhosa olha não sou advogado prestei Vestibular em minha cidade pra Direito passei e desisti pelo fato de ser muito caro a matricula e a mensalidade, com mulher e filhos pra sustentar ficaria pesado pra mim. Olha pessoal não desista vá em frente busque o chamado sonho da minha vida vcs. merece, muito obrigado pela rica oportunidade de deixar estas minhas os meus amigos ADVOGADOS do BRASIL…Um forte abraço a todos.

  10. excelente, estas informações são primordiais, não somente para passar em exames e concursos, são primordiais para ser alguém na vida… Obrigado
    Luigi

  11. Realmente são dicas que valem a pena segui-las !

  12. Material TOP… vou praticar!!! Valeu amigoo!!

  13. Grandes dicas para nós que somos estudantes!

    Uma outra grande dica é o poder do pensamento positivo, é dizer palavras de vitória, como: “vou ser aprovado”, “vou conseguir”, “vai dar tudo certo”, “nenhum problema pode me afetar”, “sou um vencedor”.

    Dizendo e concordando com estas palavras, você não abre espaço para pensamentos negativos na sua consciência, para o medo, para a insegurança, você vence todos os obstáculos e os resultados são os melhores possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *