VÍDEO | Como Planejar os Estudos para a OAB

Planejamento é algo de suma importância para quem quer passar em concurso ou no exame da OAB. O estrategista militar do século IV a.C., Sun tzu, já mencionava isso em seu livro, “A arte da Guerra” que “sem planejamento e estratégia não se vence a guerra.” É através dele que se colocam as metas em prática, fazendo com que o objetivo seja alcançado.

Mas no começo sempre surgem diversas dúvidas, por exemplo:
– Como planejo meus estudo?
– Quantas horas de estudo devo ter por dia?
– Quais matérias devo dar prioridade?
– Quantas matérias devo estudar por dia? Entre outras.
Então, aquilo que seria uma solução, pode se tornar um martírio.

 

O primeiro ponto a ser levado em consideração é: Sua capacidade de rendimento diário. Muitas pessoas conseguem passar horas e horas na frente dos livros, estudando e memorizam tudo. Por outro lado, há pessoas que com poucas horas de estudo, conseguem aprender e memorizar muito mais. Você terá que identificar qual é o seu perfil. E ainda mais, verificar se você rende melhor lendo, assistindo aula, fazendo exercícios ou todas as opções juntas.

Estudar não é tarefa fácil, todo mundo sabe disso. Mas você é totalmente capaz de estudar pra valer e passar na prova. Vença seu adversário, no caso, a prova! Veja quantos dias antes da prova você tem para estudar e após verificar seu perfil, comece a estudar.

Primeiro pense quantos dias você tem até a prova. Pois, querendo ou não, o planejamento de uma pessoa que tem 120 dias até a data da prova é totalmente diferente de uma que tem somente 20 dias.

Depois disso, minha sugestão é:

1. Faça simulados da prova. Escolha provas passadas e/ou modelos de provas disponíveis na internet e mãos à obra. A resolução de questões o ajudará a visualizar e identificar suas deficiências.

2. Sabendo suas deficiências, ficará muito mais fácil montar um cronograma de estudo, com as matérias que são mais prioritárias ao estudo e assim.

 

3. Revise sempre que puder seu plano de estudo e tente modificá-lo para que a rotina não lhe canse e faça os estudos tornarem-se algo monótono.

4. Crie, se possível, blocos de estudo semanais. Procure realizar atividades relacionadas às matérias todas as semanas. E caso você esteja frequentando algum curso, lembre-se, matéria dada é matéria estudada, ou seja, após a aula, estude aquela matéria para fixação.

5. Dê prioridade a temas com incidência intermediária, ou seja, às vezes o conteúdo é vasto, mas de baixa incidência na prova, ou seja, não vale à pena estudá-lo com prioridade.

O importante, como eu disse no início, é que você veja o que mais se encaixa com seu perfil e faça revisões no seu cronograma sempre que possível, anote seus resultados e compare com o período anterior.

Você notará que a alternância de matérias de um período para o outro fará com que o conteúdo seja dominado aos poucos. Com planejamento seus estudos para a OAB serão muito mais produtivos.

Então, mãos à obra!

Gostou desse vídeo? Então deixe seu comentário abaixo! Abraço!

 

2 comments

  1. Gostei muito das dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *